| Generalidades. - Funções básicas, atribuições, finalidade da gerência e da equipe de manutenção. Estruturas da Manutenção e tipos de Organização de Manutenção, e estudos comparativos com o Documento Nacional 2005. Terminologia - Definições e justificativas sobre os diversos significados das palavras na manutenção, e seus usos mais freqüentes; Uso do Dicionário de Manutenção; Exercícios para fixação do significado dos termos usados durante o curso. Sistemas de Controle de Manutenção. Vantagens e Desvantagens; Do controle de manutenção; do controle manual; do controle a computador. Pessoal e funções necessárias; O apontador, o programador, o supervisor e os encarregados. - A visão do TQC sobre o pessoal e as funções. Seqüência de implantação de Planejamento de Manutenção. - Estudo e exercícios sobre como implantar um Sistema de Planejamento e Controle de Manutenção, tanto manual como um auxílio da Informática.
As Ordens de Serviços. - O que são é para que servem; O que deve constar da Ordem de Serviço; Como desenhar uma Ordem de Serviço, caso não exista, considerando as necessidades mínimas da empresa; Como proceder com as Ordens de Serviços; Quais Ordens de Serviço atender primeiro; Como indicar a prioridade de atendimento; Como estimar o tempo de execução de uma Ordem de Serviço; Quais as informações para controle que devem constar na Ordem de Serviço; Como proceder com as Ordens de Serviço já executadas.
Cadastramento e Codificação em Manutenção. - Porque fazer um cadastramento para efeitos de manutenção; Cadastro de equipamentos para pequenas e médias empresas; Cadastro de equipes, Cadastro de clientes, Cadastro de Centro de custos; Cadastro de procedimentos padrões; Cadastro de tarefas e periodicidade; Cadastro de modos de falhas, etc.; Códigos de identificação dos cadastros; A importância dos códigos na confecção dos históricos e no estudo da confiabilidade. - Exercícios.
O Programa Mestre de Manutenção Preventiva. - O que é, porque fazer e como fazer um Programa Mestre de Manutenção; Montagem de um Programa Mestre de Manutenção Preventiva, fazendo-o com balanceamento de mão de obra, e usando microcomputador e uma planilha; Análise dos dados do programa executando através de gráficos. - Exercícios.
A programação dos trabalhos. - Como programar tarefas e como detalhar; Diagramas de Grant e Redes Pert;O uso do Msproject como ferramenta de trabalho. - Exercícios.
Os procedimentos Padrões e as Instruções de Manutenção. -O que são, para que servem e como organiza-las; Cuidados ao fazer um Procedimento de Manutenção ou Instrução de Manutenção; A instrução de Manutenção e a certificação ISO 9000.
Coleta de dados e Processamento da Informação em Manutenção. - Onde coletar a informação; O tratamento da informação; Códigos para facilitar a busca da informação; Sugestões sobre códigos de modos de falha, causa de falhas e efeito da falha. - Exercícios.
O registro e a guarda da informação. - O histórico de equipamentos e manutenção; Sugestão sobre como fazer um histórico de Equipamentos ou de Manutenção: com o uso de fichas de equipamentos ou com o uso de um computador; O que registrar e o que não registrar; O que arquivar, o que descartar e quando; Exercícios de montagem de histórico a partir de Ordens de Serviços diversas.
Relatórios de Manutenção. - Diversos tipos de relatórios: Relatórios para gerência de máquinas, de mão de obra, de material, de custos, etc.; Índices de Manutenção, Backlog.; Quais relatórios usar em sua equipe e porque.; Medição de performance de equipes de manutenção e levantamento de índices de manutenção.; Exercícios para determinação de alguns índices importantes e para fixação de conceitos, tratamento dos principais índices (classe mundial): MTBF, MTTF, MTRF, CONF, DISP, BACK, CMUP, CMFB.; Comparação dos valores obtido com as médias de cada segmento. - Exercícios de fixação dos conceitos dos índices.
Revisão: Nesta parte será feita revisão dos principais tópicos e esclarecimentos de dúvidas.
Providencias finais: Avaliação do curso e do instrutor; Entrega dos certificados.
Outros assuntos tratados no curso. - Projeto de etapas de uma implantação de PCM; Projeto e desenvolvimento de formulários e documentos básicos para planejamento e controle de manutenção, onde são fornecidas as características básicas a serem consideradas na empresa onde o sistema é implantado; Programa de Planejamento e Controle de Manutenção: Análise de pontos básicos sobre programa de PCM; Comentários e considerações sobre pontos essenciais a serem considerados.
Horário do curso: - Todos os dias das 08:00 h às 12:00 h e das 14:00 às 18:00 h. |