:::
ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS - Data: 28, 29 e 30 Novembro 2002 - Maringá - PR
  (Fundamentos e Aplicação da Estatística Inferencial).-
Data:
28, 29 e 30 de Novembro de 2002.-
Local:
Auditório da UNIFAMA - Maringá - PR.-
Objetivo:
Demonstrar ao profissional a possibilidade de atingir, de forma científica, o valor de mercado de imóveis, minimizando sobremaneira as subjetividades.

- Motivar o profissional para que, mediante a continuação dos estudos, amplie seu ferramental de soluções de valor, utilizando a informática constantemente.

Público alvo :
O curso proposto destina-se a profissionais graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e estudantes, além de outros profissionais interessados no assunto.
Palestrante:
Engº Sérgio Alberto Pires da Silva.-
Info. do Palestrante:
1)- ATIVIDADES PROFISSIONAIS JÁ DESEMPENHADAS:

·Engenheiro do Quadro de Profissionais da CEF/RS, de abr/84 a dez/96; ·Responsável pela Área Operacional da Engenharia da CEF/RS, de set/86 a dez/96; ·Instrutor de diversos Treinamentos em Avaliações de Imóveis para a CEF;

2) - ATIVIDADES INSTITUCIONAIS JÁ DESEMPENHADAS:

·Conselheiro do IGEL - Instituto Gaúcho de Engenharia Legal e de Avaliações. ·Membro da Comissão Técnica do IGEL ·Membro da Comissão Técnica do CREA - Avaliações.

3) - CURSOS, PALESTRAS E TRABALHOS PUBLICADOS:

·Encontro de Profissionais da área de Patrimônio do INSS - Florianópolis/SC -1993; ·CONGRESSO BRASILEIRO: " Avaliações em Massa - o caso de Brasília - NOV/93" .MENÇÃO HONROSA: Locativo de Lojas – COBREAP – NOV/97; ·I Simpósio Brasileiro de Engenharia de Avaliações AVALIAR 98: Variáveis Indispensáveis; ·II Simpósio de Avaliações – AVALIAR-2000: Escolha de Modelos por Variação Residual: ·Congresso Mundial de Avaliações – Valência/Espanha: Coeficiente da Variação Residual;

- CURSOS MINISTRADOS: "ESTATÍSTICA INFERENCIAL APLICADA A ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES"; Versões apresentadas para: CEF, ABDE, BANCO CENTRAL, SMOV, ASBACE, CENTRUS, BANRISUL, PATRIMÔNIO DO RS, CREA/BA, CAPRA-LISBOA, etc.

4) - ATIVIDADES PROFISSIONAIS ATUAIS:

CONSULTOR de diversas Incorporadoras e empresas, envolvendo Engenharia de Avaliações e Engenharia Econômica, pertinentes a imóveis comerciais (lojas e escritórios) e residenciais;

·Responsável Técnico pela TECSYS - ENGENHARIA.

Conteúdo:
TREINAMENTO EM SOFTWARE ESPECÍFICO ONDE OPERARÁ NO MÁXIMO DOIS TREINANDOS POR COMPUTADOR.

INTRODUÇÃO:

- EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES:

- Fase empírica. - Fase tecnicista. - Fase científica.

- PRESSUPOSTOS:

- Perfil do Engenheiro Avaliador - Leis regulamentares - Atribuições e capacitações.

- ESPAÇO URBANO E MERCADO DE TRABALHO:

- Tópicos básicos de conhecimento. - Planejamento urbano como elemento de explicação. - Planos Diretores. - Parcelamento de Solo. - Equipamentos urbanos. - Tipos de espaço urbano. - Formação do mercado imobiliário: preferências, tipos e “marketing imobiliário”.

- TÓPICOS ANALISADOS COM PROFUNDIDADE:

- Definição de Avaliação por comparação; - Uso da estatística inferencial em amostras do mercado imobiliário; - Conceitos estatísticos Fundamentais; - Média, Moda, Mediana; - Variação dos dados da amostra em torno da média aritmética; - Equação de regressão; - Indicadores de variabilidade; - Resíduos da amostra à media estimada; - Análise da distribuição residual; - Distribuição de probabilidade; - Principais distribuições probabilísticas; - Principais indicadores de consistência da equação; - Aderência dos resíduos da amostra à distribuição normal; - Teoria geral da amostragem; - Teste de hipóteses e significância; - Homogeneidade da distribuição (homocedastidade e auto-regressão); - Adequação e aplicabilidade dos indicadores econometricos às amostras do mercado imobiliário; - Estimativa de valores; - Problemas de estimação; - Intervalo de confiança; - Colinearidade entre variáveis independentes; - Pontos de máximo e mínimo da função estimativa; - Estudo da norma brasileira de avaliações de Imóveis (NB-502/89); - Casos Práticos; - Solução em aula de Exemplos de Avaliação por comparação (terrenos, glebas, apartamentos, conjuntos comerciais e lojas).

- TÓPICOS ABORDADOS DURANTE O CURSO:

- ANTECEDENTES:

- Projeto de avaliação. - Vistoria. - Fontes e atributos. - Pesquisa de dados: coleta, checagem e investigação. - Banco de dados: montagem, aplicação e manutenção. - Normas da ABNT: NB 502 (Norma básica)

- PROCEDIMENTOS:

- Perfil do Engenheiro Avaliador - Leis regulamentares - Atribuições e capacitações.

- ESPAÇO URBANO E MERCADO DE TRABALHO:

- Tipologia de Imóveis: avaliação de terrenos, glebas, apartamentos, lojas e conjuntos comerciais, etc... - Laudo de avaliação: Elaboração – Tópicos básicos.

Carga Horária
24 Horas / Aula.-
  Curso Finalizado