:::
ARQUITETURA E ENGENHARIA PARA HOSPITAIS - Data: 24 e 25 Outubro 2003 - Londrina - PR
 
Data:
24 e 25 de Outubro de 2003.-
Local:
Auditório do CEAL - Londrina - PR.-
Objetivo:
Proporcionar ao participante conhecimento para atuar na elaboração e execução de projetos para construções, reformas e ampliações dos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, sobre os aspectos da estrutura física ocupacional.
Público alvo :
Profissionais e estudantes das áreas de Engenharia, Arquitetura, Medicina e Administração de Hospitais, assim como outros envolvidos na produção e instalação de equipamentos destinados a unidade de serviços de saúde.
Palestrante:
Arqº Carlos Eduardo Pompeu.-
Info. do Palestrante:
- Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP;

- Exerce profissionalmente, como sócio titular, a direção da empresa Pompeu Arquitetura de Hospitais - constituida em 1977;

- Gerencia, deste 1971, equipe multidisciplinar, desenvolvendo e dedicando-se, na qualidade de especialista, à realização exclusiva de planos e projetos na área de Saúde e Tecnologia Pertinentes.

- Realiza no exterior, de maneira contínua, viagens de estudos e pesquisas, contactando Universidades, Hospitais Especializados considerados de "vanguarda" e Escritorios de Arquitetura Hospitalar, para o aprimoramento de técnicas do Planejamento e do Projeto na área pertinente.

- Executou, ao longo dos últimos 30 anos, através da Pompeu Arquitetura de Hospitais, projetos hospitalares num total de capacidade operacional nominal, de mais de "quinze mil leitos" em equipamentos de todos os níveis de competência e campos de atuação.

- Desenvolve atualmente diversos projetos hospitalares de alto nível de complexidade e especialização, inclusive de reciclagem contínuas, dentre os quais: - Hospítal do Coração - São Paulo/SP; Instituto de Infectologia Emilio Ribas - São Paulo/SP; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo/SP; Hospital Samaritano - São Paulo/SP; Hospital Regional de Bauru - Bauru/SP; Hospital São Luiz Unidade Morumbi - São Paulo/SP; Natal Hospital Center - Natal/RN; Hospital Regional de Campo Grande - Campo Grande/MS; Hospital São José do Braz - São Paulo/SP; Hospital Transplante Saúde - Itapecerica da Serra/SP; Hospital do Fígado e de Preservação da Vida - São Paulo/SP e Mater Hospital e Maternidade - Ribeirão Preto/SP.

Conteúdo:
Definição dos Conceitos Gerais e Especificidades da Arquitetura Hospitalar e a evolução desses mesmos conceitos através da história.

Estabelecimentos dos principios adotados em uma Arquitetura Hospitalar de última geração, em seus aspectos formais, funcionais e de engenharia, enfocando-se ainda algumas soluções, talvez utópicas, para o Edificio Hospitalar do 3º Milenio (Futurologia).

Conceitos sobre Planejamento Integrado de Atendimento à Saúde e as diferentes atribuições dos diversos Edificios de Assistência à Saúde (EAS) que consubstanciam os equipamentos edilícios de uma rede integrada.

Principios Básicos e Fundamentais que orientam a idealização e a concepção do Edificio Hospitalar: Zoneamento, Racionalização, Expansibilidade, Flexibilidade, Humanização, Segurança e Assepsia.

Caracterização Institucional e Operacional dos Edificios de Assistência à Saúde e sua importância para a definição precisa de seu Programa Físico/Funcional e para dimensionamentos indispensáveis.

Definição e escolha do território para a implantação do Edificio Hospitalar, a partir do Programa Físico/Funcional (dimensionamento) e de critérios pertinentes.

Estabelecimento criterioso dois diferentes Setores do Edifico Hospitalar:

- Setor do Paciente Externo; - Setor de Recursos Auxiliares de Diagnósticos, Tratamento e Reabilitação; - Setor de Internação - (Hotelaria); - Setor de Alta Decisão - (Tratamento); - Setor de Informação, Administração e Conforto Médico; - Setor de Processamento de Materiais; - Setor de Serviços Gerais, Suprimentos, Manutenção e Coleta.

O Edificio Hospitalar, sua estrutura física, instalações, equipamentos, automação e mecanização.

NORMAS DA ANVISA - MINISTERIO DA SAÚDE - SUA EVOLUÇÃO E ATUAIS RECOMENDAÇÕES.

Carga Horária
12 Horas / Aula.-
  Curso Finalizado