:::
GERENCIAMENTO DE OBRAS - Data: 02 e 03 Abr 2004 - C. Grande - MS
  (Extensão e Desenvolvimento Profissional).-
Data:
02 e 03 Abril de 2004.-
Local:
Auditório do CREA/MS - Campo Grande - MS.-
Objetivo:
Ministrado desde 1994, através da FUPAN - Fundação para Pesquisa Ambiental da FAU/USP, este curso é o único no Brasil que tem por objetivo ensinar os profissionais de arquitetura e engenharia, um método de aplicação prática no gerenciamento de obras, com todos os procedimentos necessários para garantir que a obra seja executada na qualidade requerida pelo projeto, dentro do orçamento, no prazo contratual e com segurança.

Esta metodologia foi elaborada e tem sido utilizada nos países desenvolvidos há mais de 50 anos e é recomendada pelo Banco Mundial - BIRD, pelo BID e pelo BNDES.

Público alvo :
Arquitetos, Engenheiros, Tecnólogo e Administradores que trabalham em empresas de arquiteturas e engenharia.
Palestrante:
Prof. Dr. Arq. Walter Maffei.-
Info. do Palestrante:
Arquiteto formado pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie de São Paulo;

Mestre e Doutor em Arquitetura pela FAU/USP;

Professor dos cursos de Extensão de Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Obras da FAU-USP/FUPANe da Câmara de Arquitetos.

Professor titular de projetos e de gerenciamento de projetos e gerenciamento de obras dos cursos de Arquitetura das Universidades UNIBAN, São Judas e Anhembi de São Paulo;

Professor Orientador de Trabalhos de Conclusão - TCC do Curso de Turismo da UNIBAN;

Arquiteto titular e Chefe do setor de arquitetura e gerenciamento de obras da IESA - Internacional de Engenharia S/A de 1973 a 1999.

Arquiteto titular do escritório Walter Maffei Arquitetura e Gerenciamento;

Executou vários projetos de edifícios públicos, residenciais, industriais, urbanização de pontes e viadutos, responsável pelo gerenciamento de várias obras públicas e privadas, e construções de obras residenciais, agências bancárias, clínicas de pequeno e médio porte.

Conteúdo:
1ª Fase do Gerenciamento:

- Planejamento e Orçamento da Obra para Concorrência; - Fluxograma das atividades de preparação de proposta para participar de licitação de obras do setor público ou privado; - Documentação necessária para habilitação; - Planejamento da Obra: conhecimento com o problema, metodologia e cronograma de barras; - Orçamento de obra: quantificação dos serviços, planilha de custos e preços unitários, BDI e orçamento.

2ª Fase do Gerenciamento:

- Programação da Obra após a Contratação; - Cronograma e barras tipo Gantt, Diagrama PERT, Cronograma físico financeiro; - Pragramação da mão de obra e quantificação para cada tipo de serviço; - Histograma de mão de obra; - Programação de equipamentos e custo/hora; - Programação de materiais; - Reunião de programação semanal.

3ª Fase do Gerenciamento:

- Operação e Controle da Obra - Procedimentos Gerenciais; - Posturas gerenciais fundamentais; - Procedimentos operacionais: Reunião de partida da obra, diário da obra, medição e boletins de medição, e outros; - Controles Gerenciais: Controle Técnico, Controle de Prazo, Controle Financeiro, e outros; - Modelo de Edital incluindo todos os procedimentos gerenciais; - Modelo de proposta para gerenciamento de obras; - Modelo de contrato de gerenciamento de obra; - Modelo de contrato para contratação de uma firma construtora; - Aplicação da metrodologia para pequenas obras por administração; - Estimativa de honorários para serviço de gerenciamento de obra para escritórios de arquitetura ou engenharia - para gerenciar obra em nome do contratante da obra.

HORÁRIO DO CURSO:

Dia 02/04 - Sexta Feira:

- Das 19:00 h às 23:00 h.-

Dia 03/04 - Sábado:

- Das 09:00 h às 13:00 h e das 14:00 h às 18:00 h.-

Carga Horária
12 Horas / Aula.-
  Curso Finalizado